domingo, 12 de agosto de 2012

Joana d'arc

Santa padroeira da França: filha de Jacques d'arc e Isabelle Romée, Joana foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos. Descendente de camponeses, analfabeta e modesta, foi canonizada em 1920, quase cinco séculos após ser queimada viva. Foi esquecida pela história até o século XIX. Shakespeare tratou-a como bruxa, Voltaire a ridicularizava em um poema satírico.
Na Guerra dos Cem Anos, monarcas ingleses dominavam terras em território francês. Quando a França tentou recuperar seus territórios, originou-se um dos mais longos e sangrentos conflitos da história da humanidade. Joana d'arc lidera o exército da França com trajes masculinos. Foi vitoriosa quando chega a Orléans. No entanto, ao tentar libertar Compiegne é capturada, condenada e queimada viva. Assim, suas cinzas foram jogadas no Rio Sena.
 Comentário: As ações humanas podem realizar milagres ou promover comoções em massa.

2 comentários:

  1. Joana D’Arc se transformou em uma figura mítica após ter ajudado a frança a vencer a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), empreendida contra a Inglaterra, entre os séculos XIV e XV.Um exemplo de mulher guerreira e batalhadora que não teve medo das consequências que poderia sofrer . Hoje é considerada santa padroeira da França e admirada por todos.

    ResponderExcluir
  2. Uma figura história para todos os gostos: santa, bruxa, guerreira e heroína...

    ResponderExcluir